Cultura Bramix

Para conseguirmos ser uma marca positivamente relevante no mundo precisamos expandir bastante as nossas operações.

Porém mais importante que a expansão de nossas atividades, é conseguirmos realizar isso sem nos perdermos no caminho.

Para que isso seja possível, precisamos primeiramente ter clareza de quem somos e de qual é o nosso caminho.

Geralmente, as empresas se auto definem através da metodologia do MVV, onde são descritas sua Missão no mundo, assim como a sua Visão de futuro e seus Valores.

Apesar de incrível, essa metodologia acabou sendo banalizada no mercado devido ao seu mal uso por diversas empresas  que a usa apenas para pregar palavras bonitas  em fantásticas molduras que ficam expostas nos aposentos da organização com o intuito de disfarçar para si e para os outros seus interesses egoístas.

Para não cairmos nessa armadilha, precisávamos criar uma metodologia própria que definisse nossa cultura e nossa essência . Com o intuito de realizar essa inovação no processo de autoconhecimento empresarial, estudamos diversas filosofias orientais e ocidentais.

Durante nossos estudos, uma filosofia que realmente nos chamou a atenção foi a obtenção do autoconhecimento através do Yoga. Porém essa só é aplicável para pessoas físicas. Então trouxemos à essa filosofia algumas mudanças e conseguimos adaptá-la para fundamentarem os princípios de uma pessoa jurídica, a qual ficou conhecida como Cultura Bramix.

A primeira coisa que definimos foi o nosso Sankalpa, ou seja, a nossa intenção, a nossa resolução interior, a direção que devemos focar em nosso caminho. Um Sankalpa deve ser breve, claro, positivo, evocativo e deve ser conjulgado no presente.

Nosso Sankalpa é “SARAMOS PROBLEMAS DE FORMA CONSCIENTE, RESPONSÁVEL E SUSTENTÁVEL”. Saramos vem do latim “sanare” que significa “cura”. Então procuramos curar os problemas que estão ao nosso alcance. Automaticamente quando buscamos fazer isso de forma consciente, percebemos que temos responsabilidade sobre esses problemas e consequentemente nos vem a necessidade de sermos cada vez mais sustentáveis em nossas soluções, tanto em um contexto ambiental, quanto social e econômico.

Após a definição de nosso Sankalpa, definimos nossos Yamas. Yamas são os preceitos éticos que devemos seguir para nos relacionar de forma positiva com o próximo e com o mundo. Eles são cinco e estão descritos abaixo:

– Ahimsa (Não Violência): Procuramos nos relacionar com todo tipo de vida de forma respeitosa, cuidadosa e sem exploração de nenhuma pessoa ou recurso além dos limites saudáveis e sustentáveis

– Satya (Verdade Interior): Aceitamos nós e o próximo do jeito que somos, procurando sempre nos expressarmos com sinceridade e integridade. A mentira e a falsidade devem ser constantemente evitada em nossas operações.

– Asteya (Não Roubar): Não roubamos nenhum tipo de recurso, incluindo o tempo de nossos stakeholders, portanto corrupção e falta de comprometimento com entregas e horários estão fora de nossos espectros de atuação.

– Brahmacharya (Celibato): Não usamos esse termo com uma conotação sexual, afinal um pessoa jurídica (Bramix) não possui sexualidade. Com esse princípio focamos em trazer eficácia (gastar energia com as coisas estrategicamente corretas) e eficiência (produzir mais com menos recursos). Além disso esse principio está relacionado à manutenção do foco e da disciplina em nossas operações.

– Aparigraha (Desapego): Através desse princípio, buscamos desenvolver uma cultura minimalista. Não no sentido de sermos miseráveis, porém compramos e mantemos apenas o que realmente for importante para nós reduzindo custos, lixos e aumentando a organização de nossa produção.

Após a definição de nossos Yamas (princípios de relacionamento com o próximo e com o mundo), precisamos definir nossos Nyamas que diz respeito as características interiores que todos os colaboradores de nossa Cultura devem apresentar para conseguirmos alcançar o sucesso. Eles também são cinco e estão descritos abaixo:

– Saucha (Pureza): Procuramos sempre manter a limpeza do ambiente e a higiene dos colaboradores em perfeito estado, aumentando a segurança de nossos produtos e o bem-estar de nosso ambiente de trabalho. Também temos a cultura de passar e receber feedbacks na hora com intuito de manter a pureza de nossos relacionamentos.

– Santosha (Contentamento): Cultura de agradecer e de comemorar. Além disso sempre buscamos manter uma postura positiva em relação aos obstáculos.

– Tapas (Determinação): Intensidade e persistência para conseguir alcançar nossos objetivos e encantar nossos clientes.

– Swardhyaya (Auto Estudo): Procuramos sempre analisar nossos indicadores e registrar nossas lições aprendidas para estarmos apresentando uma melhora contínua em nossos processos.

– Iswara Pranidhama (Entrega): Baseado nesse principio ético estamos sempre procurando fazer nossa parte em ajudar os mais necessitados através de projetos sociais, doações, etc.